sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Cúpula dos Povos do Mercosul, América do Sul e Caribe.


A Cúpula dos Povos do Mercosul, América do Sul e Caribe é uma reunião que se organiza periodicamente no intuito de discutir os rumos dos paises que dela fazem parte.
Esta reunião é composta pelos presidentes dos países dos dois blocos mais o Caribe, que participa pela primeira vez, e pauta entre outros assuntos, comércio interno e externo, segurança alimentar e energética, sustentabilidade, meio ambiente economia e população. Numa estratégia “singular e plural”, os presidentes destes respectivos paises reproduzem reuniões, como o famoso G-8 (que não é, mas 8), para tentar minimizar os problemas de não ser potência comercial, articulando assim um modo de não ficar de fora das inovações advindas da globalização promovendo alianças para possíveis ataques externos.
Simultaneamente à cúpula, diversos movimentos sociais se organizaram em torno dessa discussão para reivindicar suas pautas individuais, fazendo uma espécie de “pressão” aos presidentes sobre as deliberações dos respectivos países.
Esse ano a cúpula dos povos será sediada em Salvador – Ba, entre os dias 13 e 16 de dezembro. Já os movimentos sociais estão se articulando desde agora em torno dessas datas, fazendo reuniões de preparação desde o início do mês.
Curiosos é não ter a maior potencia do mundo, os EUA, nesta cúpula, logo num momento histórico para esse país, que elegeu o primeiro presidente negro dos EUA, após o país na ultima edição desse evento ter sido derrotado por não ver o seu projeto (ALCA), ser aprovado pelos demais paises.
Como integrante da Marcha Mundial de Mulheres, creio que o maior interesse da nossa organização é assegurar pautas como soberania alimentar, não comercialização do corpo da mulher, e a descriminalização do aborto. Levando em consideração a importância deste evento, vale a pena conferir todas as atividades que irão acontecer entre os dias 12 e 15 de Dezembro, na capital da Bahia – Salvador.






Nenhum comentário: