sábado, 18 de outubro de 2008

La Via Campesina, viabilizando o mundo do campo.

A Via campesina é um movimento mundial de camponeses em defesa pela terra. Este movimento nasceu em 1992, quando dirigentes camponeses da América do norte, central e Europa, reuniram-se em Manágua, Nicarágua no contexto do Congresso da União Nacional de Agricultores e Pecuaristas (Unión Nacional de Agricultores y Granaderos-UNAG).
Na atual politica neoliberal, a Via Campesina luta por questões inerentes a sua realidade. Pautas como: Soberania Alimentar,
reforma agrária, invasões de terras, crédito e dívida externa, tecnologia, participação das mulheres, entre outros, são debatidas com o intuito da formulação de políticas realmente eficazes, assim como projetos que atinjam o maior número de famílias nos campos, dando a estas possibilidades de escolha.
A realidade na zona rural brasileira se configura a partir dos projetos de transnacionalização ocorridos anos atrás onde as/os moradores do campo, fugindo da fome, buscavam refúgio nas grandes cidades, aumentando a desigualdade social e ficando a margem das oportunidade.
Até uma certa época acreditava-se que a saída do campo era a única alternativa para manter-se vivo, pois além de não ser desenvolvido este era de difícil acesso.
Após a implementação das novas tecnologias veio também um novo problema, agora as terras que antes erram disputadas a”facão” se tornaram tecnologicamente valiosas para as empresas neoliberais que expulsam seus moradores forçando-os cada vez mais ao exôdo rural.

Um comentário:

Laís Gomes disse...

Oi Tâmara...
Como não tinha passado por aqui ainda... queria dizer q seu blog tá muito massa..
Admiro gente como vc que abraça as causas para mudar o q ta ruim
Bonzão mesmo!! hauahau

E, aproveitando a oportunidade... passa lá no meu blog para dá uma comentada num post sobre o seqüestro da Eloá.
Beijoss!!!