segunda-feira, 29 de setembro de 2008

O CEN PEDE PAZ.

O Coletivo de Entidades Negras – CEN é uma organização não governamental e sem fins lucrativos que pauta a luta pelo combate ao racismo e a intolerância religiosa difundida por diversos setores da sociedade. Essa organização nasceu em Agosto de 2005 na cidade de Salvador – Ba e hoje tem cerca de 300 instituições espalhadas por todo o país.
Desde sua fundação o CEN promove debates abertos nas comunidades através de mobilizações sociais, seminários, entre outros, sobre questões pertinentes ao povo negro do nosso país. Por ser a maioria de seus membros adeptos a algum tipo de religião de matriz africana o debate sobre a intolerância religiosa é bastante forte nesta organização, porém o CEN tendo uma demanda bastante cheia (isso deve-se aos muitos anos de escravidão e exclusão social do nosso povo), abre outros debates como por exemplo: a inserção da mulher negra na sociedade e no mercado de trabalho, a busca pela dignidade dos povos afro-descendentes, a juventude negra como agente construtor de uma sociedade, entre outros. Assuntos esses debatidos com o intuito da construção de uma sociedade mais justa.
Um dos eventos mais significativos do CEN é a “Caminhada pela vida e a liberdade religiosa” que completa três anos no dia 28 de novembro deste ano. Essa caminhada é organizada com a intenção de trazer à tona as diversas discriminações sofridas pelos adeptos as religiões de matriz africana (muitas delas com violência), e levar o debate de que outra postura é possível a partir de uma tolerância religiosa por parte da sociedade como um todo.
O CEN é um movimento social que trabalha ajudando a construir uma nova realidade, muito mais justa para povo negro que em sua maioria situa-se a “margem da sociedade”.
É por isso que essa iniciativa calcada em 2005 e vigente até a presente data deve ser apoiada por todos os setores da sociedade que tenham os mesmo objetivos e compartilhem da mesmo força de vontade. Vale pena conferir esse debate.

Axé!


Nenhum comentário: